10 Tendências de Marketing Digital para 2022

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Chatbots, UGC e experiência por voz: veja estas e outras grandes tendências de marketing digital para 2022

O ano de 2002 começou e sem dúvidas a aceleração no meio digital é um dos pontos fortes na viragem do ano.  Neste artigo é apresentado as tendências de marketing digital que vão direcionar os esforços e ações das marcas no meio online.

Do conteúdo ao relacionamento com os clientes, vimos muitas mudanças acontecerem no digital ao longo dos últimos anos — principalmente após a pandemia da Covid-19. Em 2022, isso não será diferente. 

Diversas estratégias, como os chatbots e conteúdos gerados pelos utilizadores (ugc), seguirão firmes, enquanto outras, como a experiência por voz e a pesquisa visual, têm a previsão de ganhar mais força. 

Por isso, preparamos este artigo para apresentar as 10 tendências de marketing digital mais relevantes para este ano!

1. User Generated Content (UGC)

Quem disse que apenas empresas e influenciadores devem ser os responsáveis por gerar conteúdos na internet? Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão mais ativos na produção de conteúdo e têm muito a dizer sobre as suas experiências com marcas e produtos.

Afinal, quando um amigo faz uma indicação de algo que foi positivo para ele, ficamos muito mais inclinados a consumir o mesmo produto ou serviço, certo?

Sendo assim, acompanhar e interagir com o conteúdo gerado pelo consumidor (user generated content, UGC, em inglês) é essencial para incentivar a interação de outros clientes e tornar a marca mais humana.

2. Chatbots

uso de chatbots no relacionamento com os clientes não é uma novidade. Porém, esse recurso tem ganho cada vez mais destaque não só na otimização do atendimento, como também na geração e qualificação de leads. 

Porém, não se trata apenas de implementar um chatbot no seu site, é preciso fazer isso de forma inteligente, com o objetivo de garantir uma boa experiência para os utilizadores e auxiliar em todas as suas necessidades.

3. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial não é uma novidade no marketing digital, mas tem recebido mais destaque por ser uma aliada importante no aprimoramento da experiência dos utilizadores. 

Um dos exemplos mais comuns do investimento em IA são os chatbots, Porém, não se foca somente aos recursos de atendimento ao cliente.

A Inteligência Artificial é focada em automatizar diversos processos, sejam eles de captação de dados, otimização de campanhas de anúncios, uso de assistentes virtuais, entre outros. Por isso, ela ganha mais relevância como uma tendência de marketing digital com o passar dos anos. 

4. Estratégias Omnichannel

Outra tendência de marketing digital que se fortalece ao longo do tempo são as estratégias omnichannel. Com a integração entre canais de relacionamento e vendas, os consumidores têm a facilidade de escolher onde desejam ser atendidos e efetivar a compra.

Sendo assim, as empresas conseguem oferecer tanto um atendimento personalizado quanto aumentar as conversões, melhorar o posicionamento da marca, reduzir custos de aquisição de novos clientes e, por fim, ter mais chance de garantir a satisfação dos consumidores.

5. Pesquisa visual

Em 2022, a tendência é que as pesquisas visuais ganhem espaço para tornar as pesquisas mais práticas na internet. Sendo assim, ao invés de usar palavras-chave para encontrar uma resposta para as suas dúvidas, utiliza-se uma imagem, seja ela um print ou foto tirada pelo próprio utilizador.

Alguns aplicativos, como o Google Lens, auxiliam nesse processo. Por meio deles, é possível descobrir produtos, traduzir textos de imagens ou identificar animais e plantas apenas com uma imagem.

Portanto, se você ainda não utiliza as boas práticas de SEO para o seu site e as imagens inseridas nele, é hora de adotar essas técnicas. Elas serão essenciais para ajudar a marca do seu cliente ou empresa a ser encontrada nesse novo formato de pesquisa. 

6. Experiência por voz

Assim como a pesquisa visual, a experiência por voz também se destaca como uma das tendências de marketing digital mais importantes para 2022. Mas muito além da pesquisa, toda a jornada de compra é facilitada com esse recurso.

Ou seja, com a popularização dos assistentes virtuais, é possível pesquisar informações, encontrar soluções e até mesmo enviar comandos para outros aplicativos voltados para o consumo de produtos ou serviços.

7. Social Selling

Outra tendência de marketing digital relacionada à melhoria da experiência de compra é o Social Selling, que corresponde ao uso de redes sociais para aumentar as vendas

Desde o ano passado, por exemplo, o Instagram Shopping ganhou mais destaque na plataforma e inúmeras marcas utilizam o recurso para anunciar os seus produtos e ajudar os utilizadores no seu processo de compra. 

Mas além do Instagram, outras redes sociais também possuem canais de vendas, como é o caso do LinkedIn, Facebook e Twitter.

8. Produção audiovisual

produção audiovisual, principalmente em redes sociais, também é uma tendência que ganha muito destaque no marketing digital. Os vídeos curtos, por exemplo, se tornaram uma febre com a chegada do TikTok, o Reels do Instagram e o YouTube Shorts.

Com as estratégias de vídeo marketing, as marcas acabam aumentando tanto o alcance quanto o relacionamento com os seus seguidores. Ou seja, se ainda não utiliza vídeos nos seus conteúdos, pode estar a perder uma grande oportunidade de aprimorar os seus resultados.

9. Marketing de influência

O marketing de influência, utilizado por marcas há alguns anos, tem passado por mudanças importantes. Uma delas, por exemplo, é a aposta em microinfluenciadores no lugar de influenciadores maiores, que possuem milhões de seguidores.

Isso acontece porque as empresas perceberam que esses influenciadores menores têm mais interação com o público, visto que se tornaram mais confiáveis aos olhos de seus seguidores. 

No entanto, antes de contratar qualquer influenciador, é preciso ter o cuidado de convidar alguém que esteja alinhado(a) à ao seu publico. Além disso, deve-se aproveitar também a tendência do user generated content (UGC), como falamos no primeiro tópico deste artigo.  

10. Personalização da experiência

Todas as tendências de marketing digital que listamos aqui estão ligadas a uma outra que se renova a cada ano: a personalização da experiência dos consumidores.

Hoje, mais do que nunca, os clientes desejam ter personalização em todas as etapas o processo de compra. Eles desejam receber conteúdos alinhados aos seus perfis e necessidades, além de opções que facilitem o atendimento e a compra.  

Ou seja, a palavra de ordem é segmentação — seja para ofertas, anúncios ou conteúdos de e-mail marketing, por exemplo — com a finalidade de conquistar o público e oferecer a solução certa para a pessoa certa.

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